Quase um em cada dez idosos consome álcool todo dia, diz pesquisa

Tamanho da Letra:

Pesquisa inédita do Datafolha revela que quase um em cada dez homens idosos no Brasil (9%) bebe todos os dias, o que equivale a quase cinco vezes a média do país (2%) e o dobro do percentual de beberrões (4%). A informação foi publicada na segunda-feira (22/01) pelo jornal Folha de S. Paulo.

 

  Segundo o Datafolha, 81% das idosas não bebem, contra 57% dos idosos, o que confirma a tendência na população em geral de as mulheres serem menos expostas ao álcool que os homens (63% delas não bebem, contra 6% dos homens).

 A reportagem destaca que o consumo excessivo de álcool na velhice é um problema de saúde e social pouco abordado nas políticas públicas, atualmente voltadas a consumidores mais jovens. O alcoolismo causa impacto nos sistemas nervoso, cardiovascular, circulatório e gastrointestinal.

 O estrago é ainda maior caso a bebida seja associada ao uso de cigarros ou calmantes, situação frequente entre os idosos. Ao jornal, a psiquiatra Ana Cecília Marques afirma haver estudos que mostram que a taxa de dependência de idosos a calmantes alcança 10%.

Confira o texto completo da Folha: http://bit.ly/2Bl1nzT

 

ASCOM AFABB-DF

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 17 anos (2000 - 2017) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 
 (61)3226.9718 / Fax: (61)3323.2781
 Setor Bancário Sul - Quadra 02 Bloco A Edifício Casa de São Paulo - Salas 602/604 - Brasília/DF - CEP: 70078-900