Boa gestão é remédio para sistema de saúde brasileiro

Tamanho da Letra:

Participantes do Fórum Saúde, promovido pela revista Exame, concluíram que uma boa gestão é o início do tratamento adequado para os problemas enfrentados pelo sistema de saúde no Brasil. O assunto foi tema de reportagem publicada pela Exame, no último dia 21.

  A matéria descreve uma série de ineficiências do sistema de saúde brasileiro. É o caso da falta de leitos hospitalares nas grandes cidades, mas sobra em municípios do interior, e do desembolso de menos de US$ 1 mil por paciente no Brasil, o que representa somente um quinto da média desembolsada por países desenvolvidos.

O texto cita o desperdício de recursos da saúde, que, no caso do sistema público brasileiro, equivaleria a R$ 49 bilhões, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. O aumento da expectativa de vida também preocupa: Em 2030, dos 42 milhões de brasileiros com mais de 60 anos, 90% não terão plano de assistência.

 Outro gargalo, apontado pela revista, é a ineficiência da saúde básica. “As unidades básicas, que deveriam acompanhar o paciente com frequência, têm poucos recursos e não cumprem sua função”, afirma a matéria, lembrando que o país tem um programa de saúde familiar desde o início da década de 90.

  Para reverter este quadro, a reportagem reforça que, apenas com uma boa gestão, será possível dar acesso à saúde de qualidade a mais pessoas. “É um caminho longo, mas que precisa ser trilhado pelo sistema de saúde brasileiro”, conclui o texto.

 

            Leia a íntegra da matéria publicada pela Exame: http://abr.ai/2fs4MrR

 

ASCOM AFABB-DF

 

Boletim Eletrônico

Inscreva-se em nosso Boletim Eletrônico para manter-se informado.

Mensagem da AFABB-DF

Associação com 17 anos (2000 - 2017) de atuação permanente na defesa e preservação dos interesses dos associados o que determina nossa razão de ser!

Sempre mais forte com sua participação,

A AFABB-DF

Contato

 
 (61)3226.9718 / Fax: (61)3323.2781
 Setor Bancário Sul - Quadra 02 Bloco A Edifício Casa de São Paulo - Salas 602/604 - Brasília/DF - CEP: 70078-900