Home » Câmara dos Deputados faz homenagem à CASSI, mais antigo plano de saúde do paÃs
A CASSI, operadora de planos de saúde dos funcionários, aposentados e pensionistas do Banco do Brasil e familiares, será homenageada nesta terça-feira, 19 de novembro, à s 11h, em Sessão Solene na Câmara dos Deputados, em BrasÃlia, pelas oito décadas completadas neste ano. Criada por iniciativa dos próprios funcionários do BB, em 1944, é o mais antigo plano de saúde em atividade no paÃs.
Com aproximadamente 580 mil participantes diretos, a CASSI é também a maior autogestão brasileira, gerida pelos próprios associados, por meio de representantes eleitos e por indicados pelo patrocinador, Banco do Brasil, e a com maior capilaridade. Tem 28 mil credenciados, entre clÃnicas, laboratórios, hospitais e profissionais de saúde, distribuÃdos em 82% dos municÃpios brasileiros, onde estão 96% dos participantes dos planos. A ampla rede é compartilhada também com outras 28 operadoras de autogestão, que somam 280 mil beneficiários e usam prestadores da CASSI onde não dispõem de credenciados. Entre elas, Bacen, Assefaz, Vale S.A., Cemig, Fiosaúde, Saúde BRB, Serpro e Casembrapa.
REFERÊNCIA EM CUIDADO
Embora tenha surgido inicialmente para ressarcir despesas com saúde dos trabalhadores do Banco, se tornou, a partir da década de 80, uma referência em cuidado de saúde por ir muito além da oferta de tratamentos e serviços médico-hospitalares: faz promoção à  saúde e prevenção de doenças, vinculando seus participantes a equipes compostas por médico de famÃlia, enfermeiro e técnico de enfermagem. Esses profissionais atendem em 64 serviços próprios, CliniCASSI, e fazem o gerenciamento do cuidado de forma personalizada, levando em conta o histórico de saúde de cada pessoa para dar assistência mais efetiva. Com isso, consegue evitar ou reduzir as complicações de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e colesterol alto, e diminuir a necessidade de internação, por exemplo. Essa estratégia de cuidado, já consolidada, contou com a parceria de instituições como a Fiocruz, Unicamp e USP, que ajudaram a definir o modelo de Atenção Primária à Saúde (APS), com atenção integral e acompanhamento em todas as fases da vida.
PAPEL SOCIAL
Além da relevância do modelo assistencial e da quantidade de beneficiários do plano de saúde, a homenagem do Parlamento, proposta pelo deputado federal Reimont Otoni (PT/RJ), ressalta a atuação em responsabilidade social da CASSI.
A iniciativa da CASSI na criação de uma PolÃtica de Relacionamento com as Pessoas com Deficiência – lançada em setembro deste ano, é destacada no requerimento do deputado. É o primeiro plano a ter um documento dessa natureza, construÃdo com ampla participação social – os norteadores foram construÃdos em conferências realizadas em todos os estados e no DF, para ouvir pessoas com deficiência, familiares e profissionais de saúde que atuam com esse público. A polÃtica garante aos participantes do plano que os serviços e o atendimento oferecido passarão a se pautar nas diretrizes estabelecidas, para inclusão e acesso desse público de forma equânime.
Outro diferencial é que a CASSI, desde a sua concepção, mantém o princÃpio da solidariedade: os funcionários, aposentados e pensionistas do BB contribuem conforme seus rendimentos e usam o plano conforme a necessidade. Assim, alguém com salário mais alto contribui para a assistência daqueles que ganham menos, e todos têm direito à mesma cobertura e rede credenciada.
OPÇÃO PARA ACOMPANHAR A SOLENIDADE
Para assistir de forma online, acesse o Portal da TV Câmara (https://www.camara.leg.br/evento-legislativo/74615) ou acompanhe pelo YouTube (https://www.youtube.com/@camaradosdeputadosoficial)
ASCOM AFABB-DF, com informações da assessoria de imprensa da Cassi [Liziane – (61) 982029666 – marketing@cassi.com.br]
Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal
(61) 3226-9718
(61) 3323-2781
(61) 9 9855-4662