Em nova rodada de negociações, proposta apresentada pelo banco foi rejeitada devido a aumento das contribuições e impacto no orçamento das famÃlias dos associados | Entidades solicitaram alternativas
Na última sexta-feira (11/07), a Comissão de Negociação dos associados formada por entidades representativas dos funcionários e aposentados (Contraf-CUT, Contec, AAFBB, ANABB e FAABB) se reuniu com o Banco do Brasil (BB) para discutir o custeio da Caixa de Assistência (Cassi).
Os representantes do banco apresentaram uma proposta que altera a modalidade de custeio do Plano. O banco apontou a necessidade de manter a proporção de contribuição em novo patamar, ou seja, de 53% para o banco e 47% para os associados (atualmente, essa proporção é de 52% / 48%). Todavia, para se chegar a esse equilÃbrio, propôs elevar a contribuição mensal dos associados de 4% para 5,5%.
O banco propôs ainda aumentar para 3% o percentual de contribuição sobre o primeiro dependente, tanto para funcionários da ativa quanto para aposentados. Hoje, os funcionários da ativa contribuem com 1% e os aposentados com 2%. Outra mudança apresentada foi o fim dos limites por grupo familiar e por dependente.A coordenadora da Comissão de Negociação, Fernanda Lopes, registrou o posicionamento consensual das entidades representativas contrário à proposta, que foi rejeitada na mesa de negociação, devido ao caráter oneroso e o severo impacto no orçamento das famÃlias dos associados.A Comissão de Negociação apontou além disso a necessidade de se buscar uma proposta que não esteja apoiada exclusivamente em percentuais sobre a remuneração dos associados, uma vez que a evolução dos proventos não acompanha a alta da inflação médica, ou seja, não acompanha o aumento dos custos com serviços de saúde.
Os representantes do banco se comprometeram a estudar outras alternativas e nova rodada de negociação ficou agendada para o dia 13 de agosto.
ASCOM AFABB-DF
Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal
(61) 3226-9718
(61) 3323-2781
(61) 9 9855-4662