Acompanhado pela diretoria e áreas técnicas da Cassi, o encontro dá continuidade à construção conjunta de propostas que assegurem a perenidade do Plano de Associados, a par de premissas definidas pelas Entidades com base na Resolução CGPAR 52/2024
Em Nota divulgada no dia 22 de abril passado, as Entidades Representativas dos Associados (AAFBB, ANABB, Contec, Contraf-CUT e FAABB) comunicaram a realização, no mesmo dia, da segunda mesa de negociação com o Banco do Brasil. A reunião dá continuidade aos esforços para a construção conjunta de alternativas que assegurem a perenidade do Plano de Associados. Ou seja, solução que se mostre permanente e sustentável para a assistência à saúde dos associados.
Segundo o comunicado, foram colocadas à mesa premissas aprovadas pelas Entidades com base na Resolução CGPAR 52/2024, norma que permite ao patrocinador assumir até 70% da contribuição para os planos de saúde. A proposta das Entidades é que o BB assuma a proporção de 70% no modelo de custeio a ser definido, cabendo aos associados a responsabilidade com os restantes 30%.
Em linha ainda com as disposições da Resolução CGPAR 52/2024, as Entidades propuseram a retomada da contribuição do BB, na fase pós laboral, para os funcionários empossados a partir de 2018 sob as restrições da antiga Resolução CGPAR 23/2018 (revogada) e da CGPAR 42/2022 [editada com o mesmo texto da 23/2018], também revogada.
A representação dos associados propôs ainda que o custeio administrativo da Cassi seja assumido pelo BB e, além disso, sugeriu que o banco avalie uma contribuição sobre o seu lucro lÃquido, sem que tal medida impacte negativamente o percentual da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários.
A representação do banco, assinala o texto, reiterou a disposição de construir uma solução e se comprometeu a realizar simulações a partir das premissas apresentadas.
O presidente Arnaldo Fernandes de Menezes, também diretor da Federação, participou da mesa de negociação acompanhando a presidente da FAABB, Isa Musa de Noronha, e se manifesta esperançoso de que, pela disposição das partes nesse encontro, as negociações possam convergir para uma solução duradoura ao Plano de Associados, à sustentabilidade da Cassi.
Nova rodada de negociações foi agendada para o dia 13 deste mês de maio, às 14h.
ASCOM AFABB-DF
Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal
(61) 3226-9718
(61) 3323-2781
(61) 9 9855-4662