Deixamos de ser um ente pagador para ser cuidador. Não somos o plano que paga tudo, mas aquele que dá a assistência necessária com a melhor qualidade.
—————————-—
Cláudio Fortes Said
Presidente da CASSI
——————————-
A Caixa de Assistência dos Funcionários do Banco do Brasil (CASSI) completou 80 anos de fundação no dia 27 de janeiro de 2024 com a missão de cuidar de 588,5 mil pessoas que confiam diretamente à CASSI a assistência de sua saúde. Somados os beneficiários de convênios de reciprocidade, o total de vidas atendidas passa de 840 mil, tornando a Instituição a maior autogestão em saúde do paÃs e da América Latina.
A Instituição se diferencia ainda por ser a pioneira, entre as autogestões, no modelo de cuidado que é focado na promoção de saúde e prevenção de doenças, indo além da assistência diante do adoecimento. É muito mais do que imaginava o grupo de 3,5 mil funcionários do BB que, em 1944, tomou a iniciativa de criar uma entidade para ressarcir as despesas médico-hospitalares, contando com o apoio do Banco.
Com a mudança a partir dos anos 90, quando a CASSI ganhou estrutura própria, independente do BB, deixamos de ser um ente pagador para ser cuidador. Não somos o plano que paga tudo, mas aquele que dá a assistência necessária com a melhor qualidade.
Após a criação de sua estrutura própria, a CASSI buscou o apoio de consultorias para encontrar o melhor modelo assistencial, e optou pelo de atenção primária adotado em paÃses como Inglaterra, Itália, França, Portugal, Bélgica, Canadá e Chile. Para isso, a CASSI passou a oferecer serviços próprios, com equipes multiprofissionais de saúde para acompanhamento preventivo e dar atenção integral à saúde, em formato.
Capazes de resolver 85% dos problemas de saúde que levam os participantes a buscar atendimento, esses serviços ainda fazem acompanhamento dos participantes com doenças crônicas, como hipertensos e diabéticos. Essa forma de cuidado gera melhores resultados em saúde: promove qualidade de vida, previne doenças, reduz agravos de condições crônicas e diminui a frequência de atendimento em pronto socorro, internação, exames etc.
Ao completar oito décadas, a CASSI trabalha para que 100% da sua população tenha acesso à Atenção Primária à Saúde (APS), serviço que já alcança mais da metade dos participantes. Para isso, está reformando ou relocalizando CliniCASSI’s em diferentes estados, contratando parceiros para oferecer esse serviço nas cidades onde há prestadores de saúde habilitados para fazer atenção primária.
Implantamos ainda a APS em formato remoto, para participantes que vivem distantes dos grandes centros, em locais sem rede disponÃvel para atender nesse modelo. O Telessaúde APS já está disponÃvel para 138 mil participantes que podem receber acompanhamento preventivo e cuidados curativos sem sair de casa, por chamada de vÃdeo.
A CASSI de oito décadas de história ampliará ainda a oferta de planos de saúde para familiares de funcionários do BB, alcançando diferentes faixas de renda. Está intensificando a melhoria da oferta de rede credenciada, com foco especial nas localidades distantes dos grandes centros, com ampliação do atendimento remoto.
A rede credenciada é o maior ativo não financeiro da CASSI, e temos que maximizar o trabalho dela, qualificar os profissionais e, principalmente, encontrar soluções para os lugares com carência de credenciado. Estamos falando principalmente das cidades interioranas.
Essas ações traduzem o esforço da governança e dos 3 mil colaboradores da CASSI para oferecer a assistência adequada e de qualidade aos nossos 588,5 mil participantes e a outros 251 mil beneficiários de convênios de reciprocidade que buscam parcerias conosco, atraÃdos pela nossa rede credenciada que é a maior do PaÃs em capilaridade. Por isso, quero dizer aos nossos associados que eles pensem a CASSI com muito carinho, porque a CASSI busca cuidar deles o tempo inteiro. A gestão da CASSI precisa ser eficiente e nós temos que ter os associados do nosso lado, se sentindo pertencente, se sentindo parte da CASSI.
Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal
(61) 3226-9718
(61) 3323-2781
(61) 9 9855-4662