Home » PREVI | Posicionamento sobre Americanas S.A. que anunciou dívidas de R$ 43 bilhões
Em comunicado na quinta-feira, 19, a Caixa de Previdência (Previ) informa aos seus associados que os investimentos diretos realizados na empresa Americanas S.A. (que na data da publicação do Fato Relevante por parte da companhia correspondiam a uma exposição total de R$ 39,5 milhões) possuem baixa representatividade nos portfólios de renda variável de seus planos, visto que, na sua maioria, replicavam os índices da B3 [bolsa de valores], representando aproximadamente 0,011%, 0,059% e 0,037% dos patrimônios dos Planos 1, Previ Futuro e PGA, respectivamente.
Além desses investimentos diretos, esclarece a Previ, a participação indireta em imóveis e fundos de investimentos com exposição ao grupo empresarial em questão tem efeito imaterial no patrimônio de seus planos de benefícios.
A Previ acrescenta que, apesar de esses valores não representarem qualquer risco à sustentabilidade de seus planos de benefícios ou motivo de preocupação para os seus associados, segue acompanhando atentamente a apuração das inconsistências contábeis divulgadas pela empresa e avaliará oportunamente as medidas administrativas e judiciais eventualmente cabíveis.
A Americanas entrou com pedido de recuperação judicial [medida pela qual uma empresa em dificuldade financeira consegue um prazo para continuar operando enquanto negocia com seus credores, sob mediação da Justiça] após a revelação de rombo bilionário em seus balanços financeiros.
Com informações da Previ
Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal
(61) 3226-9718
(61) 3323-2781
(61) 9 9855-4662