Home » Herpes-zóster – internações aumentam no Sistema Único de Saúde
NotÃcias recentes dão conta de que internações por herpes-zóster vêm aumentando no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2020 foram 3.517 hospitalizações e em 2023 ocorreram 4.202, portanto, um salto de 19,5%.
A herpes-zóster, doença causada pelo vÃrus varicela-zoster (VVZ), responsável pela catapora, causa febre, dor de cabeça, mal-estar, dores, sensação de formigamento, agulhadas ou adormecimento em determinada região do corpo e bolhas com lÃquido transparente, especialmente no tórax, abdômen e rosto. Segundo especialistas, os mais atingidos são os idosos, grupo cada vez mais representativo na população.
Para se proteger, a população deve se vacinar. No entanto, a vacina não está disponÃvel no SUS, mas apenas na rede particular.
Titulares e Dependentes do Plano CASSI ASSOCIADOS podem solicitar autorização prévia para a aplicação da vacina e obter reembolso de 70% do valor pago. Outros planos de saúde também contam com este benefÃcio. Entre em contato com o seu convênio e busque mais informações
Informações sobre causas, contágio e complicações, diagnóstico e tratamento precoces, prevenção e quem pode se vacinar, você encontra na matéria completa, assinada por Thais Szegö, da Agência Einstein e publicada no Jornal Metrópoles.
Fonte: https://www.metropoles.com/saude/internacoes-herpes-zoster-saiba-prevenir
Associação dos Funcionários, Aposentados e Pensionistas do Banco do Brasil no Distrito Federal
(61) 3226-9718
(61) 3323-2781
(61) 9 9855-4662